PT
BR
Pesquisar
Definições



blasonaria

A forma blasonariapode ser [primeira pessoa singular do condicional de blasonarblasonar], [terceira pessoa singular do condicional de blasonarblasonar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
blasonariablasonaria
( bla·so·na·ri·a

bla·so·na·ri·a

)


nome feminino

1. Acto de blasonador.

2. Fanfarrice.

blasonarblasonar
( bla·so·nar

bla·so·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Mostrar com alarde, ostentar.

2. [Heráldica] [Heráldica] Descrever o escudo de (alguém).


verbo intransitivo

3. Vangloriar-se, arrogar-se (qualidades que não se têm).

Auxiliares de tradução

Traduzir "blasonaria" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.