PT
BR
Pesquisar
Definições



acolchoadinho

A forma acolchoadinhopode ser [derivação masculino singular de acolchoadoacolchoado] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
acolchoadinhoacolchoadinho
( a·col·cho·a·di·nho

a·col·cho·a·di·nho

)


nome masculino

Fazenda de algodão tecida à maneira de acolchoado miudinho.

etimologiaOrigem etimológica:acolchoado + -inho.
acolchoadoacolchoado
( a·col·cho·a·do

a·col·cho·a·do

)


nome masculino

1. Tecido forrado ou lavrado à maneira de colcha.

2. [Agricultura] [Agricultura] Prática ou técnica agrícola que consiste em cobrir a superfície do solo com uma camada de material orgânico, geralmente restos vegetais, ou com plástico.


adjectivoadjetivo

3. Que se acolchoou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de acolchoar.
acolchoadinhoacolchoadinho


Dúvidas linguísticas



Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.



Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).