PT
BR
Pesquisar
Definições



Fibras

A forma Fibrasé [feminino plural de fibrafibra].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fibrafibra
( fi·bra

fi·bra

)


nome feminino

1. Nome de filamentos delgados que, dispostos em feixes, constituem certas substâncias animais, vegetais ou minerais.

2. [Figurado] [Figurado] Energia ou capacidade para tomar decisões difíceis ou assumir posições firmes. = FEBRA, RIJEZA


fibra de vidro

Filamento contínuo ou descontínuo obtido por estiragem do vidro fundido, utilizado para o fabrico dos fios de vidro, da lã e dos tecidos de vidro e dos plásticos reforçados.

fibra óptica

Filamento ou fibra em matéria dieléctrica, que se destina a conduzir ondas electromagnéticas nos domínios do visível ou do infravermelho (transmissão de dados, videoconferência, televisão por cabo).

etimologiaOrigem etimológica:latim fibra, -ae.
FibrasFibras

Auxiliares de tradução

Traduzir "Fibras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



Por favor, gostaria de saber qual é o plural de verbos unidos por hífen, como por exemplo quero-quero ou vai-vem.
Antes de mais, uma correcção: a forma vai-vem não existe. A forma correcta escreve-se sem hífen e com acento, vaivém (plural: vaivéns), como pode verificar pela hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Quanto ao substantivo quero-quero, forma o plural regular quero-queros. Os substantivos compostos por V-V (verbo-verbo) formam o plural como se fossem substantivos simples, acrescentando-se apenas o -s do plural regular (outros exemplos: treme-tremes, ruge-ruges).