PT
BR
Pesquisar
Definições



contínuo

Será que queria dizer continuo?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
contínuocontínuo
( con·tí·nu·o

con·tí·nu·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que não cessa. = CONTINUADO, CONSTANTE, ININTERRUPTO, SEGUIDO, SUCESSIVODESCONTÍNUO

2. Que não tem separadas umas das outras as partes de que se compõe.

3. Que é regular.

4. [Fonética] [Fonética] Que é produzido sem um fechamento completo à passagem do ar (ex.: consoante contínua; som contínuo). = CONTINUANTE


nome masculino

5. Sequência ininterrupta.

6. Aquilo que não tem intervalos, interrupções ou lacunas.

7. Máquina de fiar.

8. [Administração] [Administração] Funcionário administrativo de empresa ou repartição pública.

9. [Administração] [Administração] Funcionário que, geralmente em ambiente escolar, desempenha funções nas áreas da organização, higiene, limpeza e vigilância.


de contínuo

Sem interrupções.

Sem demoras; de imediato.

etimologiaOrigem etimológica:latim continuus, -a, -um.

Auxiliares de tradução

Traduzir "contínuo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ministrar pode usar-se como leccionar no seguinte contexto: curso de formação profissional ministrado para a entidade X? Se não, qual a palavra mais adequada para a frase indicada?
O verbo ministrar pode ser sinónimo de leccionar e, tal como este, quando selecciona um complemento indirecto constrói-se usualmente com a preposição a, pelo que no contexto indicado deveria figurar Curso de formação profissional ministrado à (= crase da preposição a + artigo definido a) entidade X.



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.