PT
BR



    Esta palavra no dicionário

    campeação | n. f.

    Ato de campear ou de andar a cavalo pelo campo, em procura ou tratamento de gado....


    campista | adj. 2 g. | n. 2 g.

    Relativo ao campismo....


    campeada | n. f.

    Investida ou expedição para atacar o inimigo....


    campeão | adj. n. m. | n. m.

    Que ou quem é vencedor de certame ou prova de desporto (ex.: clube campeão; ela foi a campeã do torneio)....


    vigiar | v. tr. | v. intr.

    Observar atentamente....




    Dúvidas linguísticas


    O que é que "tôu" significa? Aqui está a referência em Português, de uma canção de Ed Motta, famoso cantador brasileiro: "Tôu com alguém que me tirou do normal".


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

    Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
    Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

    Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
    Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.