Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

blinda

blindablinda | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de blindarblindar
2ª pess. sing. imp. de blindarblindar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

blin·da blin·da


(francês blinde)
nome feminino

Cada uma das peças de madeira que sustentam as faxinas de um fosso para resguardo dos lá estão. (Mais usado no plural.)


blin·dar blin·dar

- ConjugarConjugar

(francês blinder)
verbo transitivo

1. Cobrir com revestimento metálico resistente. = COURAÇAR

2. Cobrir com revestimento que protege de projécteis.

3. Cobrir com camada protectora.

verbo transitivo e intransitivo

4. Deixar ou ficar protegido. = DEFENDER, PROTEGER

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "blinda" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...FC Porto em final de contrato, mas a renovação está garantida, o que o blinda a qualquer tipo

Em Fora-de-jogo

FOLHAPRESS Há expectativa de a apresentação do jogador acontecer na Arena MRV, futura casa do Galo Depois de anunciar a bombástica contratação do atacante Diego Costa, a diretoria do Atlético-MG já pensa na apresentação do jogador. O brasileiro naturalizado espanhol deixará Madri e fará escala em São Paulo antes de voar…

Em Caderno B

Ele nos blinda da falta de recursos e nos permite fazer investimentos vultosos..

Em Caderno B

São mais 10 M€ em relação à que blinda Samuel Portugal, este com vínculo por mais quatro anos (termina em 2025)..

Em Fora-de-jogo

Quero que todos os filmes e peças sejam color- blinda , e não porque eu defenda a inclusão e a representatividade (eu defendo, mas...

Em www.tonygoes.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase «O sentinela era um jovem soldado sem nome.» está correctamente aplicado o artigo definido masculino singular «O», ou deverá antes aplicar-se o artigo definido feminino «A» precedendo o nome «sentinela»? Em diferentes textos, surgem as duas diferentes formas, o que me levou a aperceber-me de uma vacilação de género; qual a preferível? E em relação a «ordenança» (enquanto soldado)?
A palavra sentinela designa, numa das suas acepções, o soldado ou, em contextos civis, a pessoa encarregada de efectuar a vigilância. Apesar de poder designar uma pessoa de sexo masculino, esta palavra surge nos dicionários como substantivo sobrecomum, registada apenas com o género feminino, à semelhança de outras palavras como criança ou pessoa. Por este motivo, será aconselhável a frase "A sentinela era um jovem soldado sem nome."

Apesar de o caso de ordenança poder parecer semelhante, o registo em dicionários confere-lhe habitualmente classificação lexical de substantivo de dois géneros, o que faz com que seja possível "O ordenança era um jovem soldado sem nome."

Esta questão varia consoante algumas especificidades lexicais de cada palavra, mas também consoante as actualizações lexicográficas feitas pelos dicionários a partir dos usos linguísticos ou de alterações sociais, culturais ou tecnológicas. O caso é porventura um pouco diferente, mas veja-se, a título de exemplo, a palavra segurança, que passou a ter, nas últimas décadas, uma acepção de substantivo de dois géneros.




Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).

pub

Palavra do dia

ul·tra·con·ge·la·ção ul·tra·con·ge·la·ção


(ultra- + congelação)
nome feminino

Processo de congelação a uma temperatura muito baixa, geralmente inferior a 40 graus negativos, e num curto período de tempo, para melhor conservar características físicas e químicas (ex.: ultracongelação do pescado).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/blinda [consultado em 22-09-2021]