Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

blindar

blindarblindar | v. tr. | v. tr. e intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

blin·dar blin·dar

- ConjugarConjugar

(francês blinder)
verbo transitivo

1. Cobrir com revestimento metálico resistente. = COURAÇAR

2. Cobrir com revestimento que protege de projécteis.

3. Cobrir com camada protectora.

verbo transitivo e intransitivo

4. Deixar ou ficar protegido. = DEFENDER, PROTEGER

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "blindar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Foto: Divulgação Gazeta Esportiva Paulo Roberto Falcão foi apresentado como novo coordenador esportivo do Santos nesta quinta-feira. Após mais uma temporada de destaque das joias reveladas no Peixe, como Marcos Leonardo e Ângelo, o ex-jogador destacou a importância da mescla entre os jovens atletas e os mais experientes…

Em Caderno B

O presidente das águias quer blindar o balneário de forma a evitar excessos de confiança que quebrem a onda de...

Em Fora-de-jogo

A 7 de outubro, quando o FC Porto oficializou a prorrogação dos contratos de Pepê, Evanilson, João Mário e Zaidu, Pinto da Costa deu voz ao desejo de “renovar com todos os jogadores que o treinador acha importantes”, manifestando vontade de dar mais novidades no futuro próximo. “Espero, de facto, que em breve haja mais…

Em Fora-de-jogo

A SAD liderada por Rui Costa está apostada em blindar uma série de futebolistas e depois de acertar as renovações com os jovens António...

Em Fora-de-jogo

...semana, após a receção dos leões ao Marselha (quarta-feira) para deixar tudo fechado e blindar o uruguaio com uma cláusula de 80 milhões de euros, a maior deste plantel...

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por gentileza, qual o antônimo de cordial?
De acordo com o Dicionário Houaiss de Sinónimos e Antónimos, os antónimos do adjectivo cordial podem ser frio, indiferente, seco (ex.: teve uma atitude cordialteve uma atitude indiferente); desrespeitoso (ex.: as relações entre eles são cordiaisas relações entre eles são desrespeitosas); antipático, descortês, deseducado e grosseiro (ex.: os empregados daquela loja são cordiaisos empregados daquela loja são antipáticos). Os antónimos de cordial não se esgotam nesta lista, mas são estes os mais comuns para os diferentes sentidos deste adjectivo.



Está correto escrever numa tela de entrada de dados: nome do autorizante, matrícula do autorizante, endereço do autorizante? Não seria do autorizador ou autorizado?
Apesar de a palavra autorizante não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a sua formação é regular (adjunção do sufixo -ante ao verbo autorizar), pelo que o seu uso é possível.

O sufixo -ante é bastante produtivo na língua portuguesa, usando-se, tal como o sufixo -dor, para designar ou qualificar o agente da acção (ex.: acusador/acusante, maçador/maçante, ocupador/ocupante), como substantivo (ex.: o acusante terá de provar a acusação, ele é um maçador) ou como adjectivo (ex.: conversa maçadora, força ocupante).

pub

Palavra do dia

pa·ra·de·ar pa·ra·de·ar


(parada + -ear)
verbo transitivo

1. Dispor em parada.

verbo intransitivo

2. [Brasil: Rio Grande do Sul]   [Brasil: Rio Grande do Sul]  Alardear valentias falsas ou exageradas; mostrar-se fanfarrão ou presunçoso. = FANFARREAR, FANFARRONAR, POMADEAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/blindar [consultado em 26-11-2022]