Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

balamento

balamentobalamento | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·la·men·to ba·la·men·to


(origem duvidosa, talvez de bala)
nome masculino

1. [Portugal: Açores, Madeira]   [Portugal: Açores, Madeira]   [Jogos]   [Jogos]  Jogo tradicional durante um período delimitado de dias antes da Páscoa, em que marca pontos o adversário que primeiro proferir a palavra "balamento" em local e momento diário estipulados.

2. [Portugal: Açores, Madeira]   [Portugal: Açores, Madeira]   [Jogos]   [Jogos]  Conjunto de amêndoas, torrões de açúcar, frutos secos ou outros doces que constituíam o prémio desse jogo.

3. [Brasil: Alagoas]   [Brasil: Alagoas]  Variedade de poesia popular. (Cantada ao som do coco, refere-se a acontecimento de relevo na vida da região onde foi composta.)

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...jogos, em que o vencedor é recompensado com amêndoas ou torrões de açúcar, o balamento ..

Em cozinhadesentidos.blogs.sapo.pt

Trata-se de uma espécie de jogo em que se usa a palavra « Balamento » e quem perde tem que oferecer um ovo de chocolate ou amêndoas a...

Em omeupaisdasmaravilhas.blogs.sapo.pt

...das 15h00 Exemplos de jogos tradicionais desta altura do ano Jogo do Balamente ou Balamento :

Em Penso que...

balamento (origem duvidosa, talvez de bala ) s..

Em New Home
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Não encontro em dicionários a palavra discursante. Será aceitável como sinónimo de discursista ou discursador?
Apesar de não se encontrar em nenhum dicionário consultado, a palavra discursante está registada pelo menos em duas obras de referência, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, Lisboa, 2001) e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, mas apenas como adjectivo (ex.: O convidado discursante enganou-se) e não como substantivo (ex.: O discursante enganou-se). No entanto, a palavra discursante segue as regras de boa formação da língua portuguesa e não há motivo, a não ser a tradição lexicográfica, para não poder ser sinónimo de discursista e de discursador, seja como substantivo seja como adjectivo.



Existe algum substantivo que designe o ato de lecionar ou ministrar?
O acto de leccionar ou ministrar pode ser designado pelos substantivos deverbais regulares formados pela aposição do sufixo -ção aos respectivos verbos, isto é, leccionação e ministração. Adicionalmente, e consoante os contextos, poderão ser utilizadas outras palavras como magistério ou ensino (ou outros vocábulos da mesma família, como ensinação, ensinamento ou ensinança).
pub

Palavra do dia

ce·ráu·ni·co ce·ráu·ni·co


(grego keraunós, -oû, raio + -ico)
adjectivo
adjetivo

[Meteorologia]   [Meteorologia]  Relativo a raios ou relâmpagos (ex.: actividade ceráunica; índice ceráunico; mapa ceráunico).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/balamento [consultado em 03-12-2022]