PT
BR
Pesquisar
Definições



Quede

A forma Quedepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de quedarquedar], [terceira pessoa singular do imperativo de quedarquedar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de quedarquedar], [advérbio interrogativo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
quede1quede1
( que·de

que·de

)


advérbio interrogativo

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Usa-se para interrogar onde está alguma coisa (ex.: quede o dinheiro?). = CADÊ, QUEDÊ

etimologiaOrigem etimológica:redução de que é de.
quede2quede2
( que·de

que·de

)


nome masculino

[Angola, Brasil] [Angola, Brasil] Sapato desportivo, em lona ou material semelhante e com sola de borracha. (Mais usado no plural.) = SAPATILHA

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura, talvez de Keds®, marca registada americana.
Ver também resposta à dúvida: nomes comuns derivados de marcas registadas.
quedarquedar
( que·dar

que·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo e pronominal

1. Ficar; deter-se; permanecer; parar.

2. Demorar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim quieto, -are, dar repouso a, fazer descansar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Quede" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




"Sê educado", o colega disse que estava errado. Gostaria de saber o correto.
A expressão “Sê educado” está correcta. A forma verbal é a segunda pessoa do singular do imperativo do verbo ser, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e seleccionando a opção Conjugar. Veja-se o uso desse modo verbal imperativo nas seguintes frases:
1. Tu, sê educado!
2. Você, seja educado!
3. Nós, sejamos educados!
4. Vós, sede educados!
5. Vocês, sejam educados!