Significado de COTIA-VO-LOS

    A forma COTIA-VO-LOSpode ser [feminino singular de cotiocotio], [segunda pessoa singular do imperativo de cotiarcotiar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de cotiarcotiar].

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    quatiara | n. f.

    Nome vulgar de uma cobra....


    cotia | n. f.

    Embarcação asiática, com dois mastros e velas latinas....


    cotio | n. m.

    Uso quotidiano....


    usar | v. tr. | v. pron.

    Pôr em uso, pôr em prática. (Usa-se também com a preposição de.)...


    Histórico de pesquisas

    A palavra "COTIA-VO-LOS" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Considero de extrema valia o site da Priberam. Tem me sido útil e o consulto com freqüência. O trabalho feito é realmente de qualidade. Gostaria de aproveitar a ocasião e questionar a respeito da palavra infungível, que consultei no site e embora conste que a palavra existe, não consegui obter seu significado. Agradeço a atenção e gostaria, se fosse possível, obter o significado desta palavra.


      1. Como deve ser a concordância sujeito-predicado para nomes como os Camarões, as ilhas Maurícias, etc.? Deve o verbo estar no singular ou no plural?
      2. No caso de países cujo nome começa com a palavra ilha ou ilhas, a primeira letra destas duas palavras deve grafar-se com maiúscula ou com minúscula? Ou seja, deve escrever-se Ilhas Maurícias ou ilhas Maurícias, por exemplo?