PT
BR
Pesquisar
Definições



sumariamente

A forma sumariamentepode ser [derivação de sumáriosumário] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sumariamentesumariamente
( su·ma·ri·a·men·te

su·ma·ri·a·men·te

)


advérbio

De modo sumário.

etimologiaOrigem etimológica:sumário + -mente.
sumáriosumário
( su·má·ri·o

su·má·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que se limita ao que é essencial ou mais importante. = BREVE, RESUMIDOPROLIXO

2. Que mostra simplicidade. = SIMPLESCOMPLEXO

3. Rápido ou pronto na acção.

4. Que não tem demoras nem formalidades (ex.: julgamento sumário).


nome masculino

5. Texto ou relato com os aspectos principais. = EPÍTOME, RECAPITULAÇÃO, RESUMO, SUMA

6. Conjunto de tópicos que resume algo.

7. Lista organizada ou hierarquizada das matérias tratadas numa obra ou publicação. = ÍNDICE

8. [Antigo] [Antigo] Besta de carga. = AZÉMOLA

etimologiaOrigem etimológica:latim sumarium, -ii.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sumariamente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.