PT
BR
Pesquisar
Definições



lista

A forma listapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de listarlistar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de listarlistar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
listalista
( lis·ta

lis·ta

)
Imagem

Relação de pratos e de preços de uma refeição.


nome feminino

1. Tira estreita e comprida.

2. Risca ou faixa de cor diferente do fundo (ex.: tecido às listas). = LISTRA

3. Galão ou fita que adorna uma peça do fato ou do uniforme.

4. [Zoologia] [Zoologia] Mancha comprida ou faixa de cor diferente nas penas ou pêlo do animal. = BETA

5. Série escrita de nomes de pessoas ou de coisas. = LISTAGEM, RELAÇÃO, ROL

6. Relação de pratos e de preços de uma refeição.Imagem = CARDÁPIO, EMENTA, MENU

7. Relação dos prémios da lotaria.

8. Papel com o nome de um ou vários candidatos. = VOTO


lista civil

Dotação anual de um chefe de Estado.

lista de espera

Relação ordenada de nomes de pessoas que aguardam a sua vez para ter acesso a determinado serviço ou bem (ex.: a lista de espera para transplantes não pára de crescer; há muitos interessados em lista de espera; o restaurante tinha uma lista de espera considerável, mas houve várias desistências e eles acabaram por jantar).

lista telefónica

Livro com o endereço e o número de telefone dos assinantes de uma companhia telefónica.

etimologiaOrigem etimológica:italiano lista.
listarlistar
( lis·tar

lis·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr em lista.

2. [Informática] [Informática] Imprimir continuamente, artigo por artigo, toda ou parte das informações tratadas por um computador.

Confronar: litar.
listalista

Auxiliares de tradução

Traduzir "lista" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Devo dizer em Porto Moniz ou no Porto Moniz (Porto Moniz é um município)?
Como poderá verificar na resposta topónimos com e sem artigos, esta questão não pode ter uma resposta peremptória, pois as poucas e vagas regras enunciadas por alguns prontuários têm muitos contra-exemplos.

No caso de Porto Moniz, este topónimo madeirense enquadra-se na regra que defende que não se usa geralmente o artigo com os nomes das cidades, localidades e ilhas, regra que tem, contudo, muitas excepções. Nesse caso, seria mais indicado em Porto Moniz.

Por outro lado, não pode ser ignorado o facto de os falantes madeirenses geralmente colocarem artigo neste caso (no Porto Moniz, mas também no Porto da Cruz ou no Porto Santo, outros dois casos em que o mesmo problema se coloca). Do ponto de vista lógico, e uma vez que a regras das gramáticas são vagas, este pode ser o melhor critério para decidir utilizar o artigo com este topónimo.

Pelos motivos acima apontados, pode afirmar-se que nenhuma das duas opções está incorrecta, uma (em Porto Moniz) seguindo as indicações vagas e pouco fundamentadas de algumas gramáticas, outra (no Porto Moniz) podendo ser justificada pelo facto de os habitantes da própria localidade utilizarem o artigo antes do topónimo e também pelo facto de a palavra Porto ter origem num nome comum a que se junta uma outra denominação (no caso, o antropónimo Moniz que, segundo José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, corresponde a “um dos mais antigos povoadores da ilha”).




Qual a frase correcta: Para puderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem? ou Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem?
As formas poderem e puderem são duas formas verbais parónimas com alternância vocálica que correspondem a dois tempos verbais diferentes. Poderem (lê-se /pudêrem/) é a forma da terceira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para exprimir uma acção ou processo, mas sem expressar o tempo ou o momento específico (ex.: O facto de poderem optar dá-lhes grande liberdade. Enviou uma fotografia para os avós poderem ver a neta). Puderem (lê-se /pudérem/) é a forma da terceira pessoa do plural do futuro do conjuntivo do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para apresentar uma acção futura como possível ou hipotética, geralmente em orações subordinadas (ex.: Eles irão ao cinema se puderem). Tendo em conta o exposto, a frase correcta é Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem.
O corrector sintáctico do FLiP alerta, entre outras coisas, para estas relações de paronímia.