Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

convidado

convidadoconvidado | adj. n. m.
masc. sing. part. pass. de convidarconvidar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·vi·da·do con·vi·da·do


(particípio de convidar)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

1. Que ou quem se convidou; que ou quem recebeu um convite (ex.: passoas convidadas; os convidados já chegaram).

2. Que ou quem, geralmente devido ao seu prestígio, participa excepcionalmente num espectáculo, numa cerimônia ou noutro evento.


con·vi·dar con·vi·dar

- ConjugarConjugar

(latim vulgar *convitare, do latim invito, -are, convidar)
verbo transitivo

1. Fazer ou mandar convite a.

2. Instar.

3. Solicitar.

4. Atrair.

5. Mover.

6. Provocar.

7. Incitar.

8. [Irónico]   [Irônico]  Favorecer.

verbo pronominal

9. Dar-se por convidado.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "convidado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

foi convidado a proferir Jorge de Sena..

Em A B S O R T O

...altura da noite o anfitrião sobe a uma cadeira e grita: - Quem é convidado da noiva, por favor, para o lado direito!!

Em Fonte do Lavra

...o lançamento de "18", Jeff Beck iniciou uma digressão europeia com Johnny Depp como convidado especial, que terminará no L’Olympia, em Paris, no dia 25 de julho..

Em VISEU, terra de Viriato.

...Sousa, afirmou hoje que o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, foi convidado para as comemorações do 10 de Junho em Londres, mas “certamente se esqueceu disso”..

Em VISEU, terra de Viriato.

"Artista convidado para representar "LES AMIS D'EDMOND ET J..

Em HELDER BARROS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Tenho algumas dúvidas relativamente à posição do pronome nas seguintes estruturas gramaticais, deve dizer-se: a) gostava de o ver ou gostava de vê-lo; b) tenho o prazer de o convidar ou tenho o prazer de convidá-lo?
Nas frases apontadas, ambas as hipóteses podem ser utilizadas e nenhuma delas é considerada incorrecta. Nas hipóteses gostava de vê-lo e tenho o prazer de convidá-lo, o pronome átono o ocupa a sua posição canónica, à direita do verbo de que depende (ver e convidar, respectivamente), mas, na colocação dos clíticos, as preposições provocam geralmente a próclise, isto é, a atracção do clítico para antes do verbo (gostava de o ver e tenho o prazer de o convidar). Esta colocação proclítica é, no entanto, obrigatória quando o verbo está no infinitivo flexionado (ex.: Empresto-te o livro, mas é para o leres com atenção; Ele indignou-se por lhe omitirmos informação; e nunca *Empresto-te o livro, mas é para lere-lo com atenção; *Ele indignou-se por omitirmos-lhe informação; o asterisco indica agramaticalidade).

A descrição feita acima não se aplica à preposição a, com a qual não há geralmente atracção do clítico (ex.: Eles estavam a insultar-se; Aconselhei as crianças a reconciliarem-se; e não *Eles estavam a se insultar; Aconselhei as crianças a se reconciliarem), senão em registos dialectais do português europeu e, mais frequentemente, no português do Brasil.




Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).

pub

Palavra do dia

cor·mo·rão cor·mo·rão


(francês cormoran)
nome masculino

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a várias aves aquáticas do género Phalacrocorax, de plumagem negra ou acinzentada, pescoço longo, bico comprido e recurvado e patas curtas, do tamanho aproximado de um pato. = BIGUÁ, CORVO-MARINHO, GALHETA

Plural: cormorões.Plural: cormorões.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/convidado [consultado em 03-07-2022]