PT
BR
Pesquisar
Definições



berra

A forma berrapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de berrarberrar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de berrarberrar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
berraberra
|é| |é|
( ber·ra

ber·ra

)


nome feminino

1. Cio de animais, especialmente de veados. = BRAMA


na berra

Com cio (ex.: a cabra anda na berra).

[Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Ser muito popular ou muito comentado (ex.: o artesanato está na berra; o autor, hoje tão na berra, foi convidado para várias feiras literárias). = NA MODA

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de berrar.
berrarberrar
( ber·rar

ber·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Soltar berros.

2. Falar alto.

3. Ralhar.

4. Emitir, um animal como a cabra, o elefante ou a vaca, a sua voz característica.

5. Cantar muito mal.

etimologiaOrigem etimológica:berro + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "berra" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.