PT
BR
Pesquisar
Definições



berrão

A forma berrãoé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
berrão1berrão1
( ber·rão

ber·rão

)


nome masculino

1. Criança que berra muito. = CHORÃO

2. Pessoa que grita ou berra frequentemente.

etimologiaOrigem etimológica:berrar + -ão.
berrão2berrão2
( ber·rão

ber·rão

)


nome masculino

1. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Porco não castrado, destinado à reprodução. = BARRÃO, VARRÃO, VARRASCO

2. [Arqueologia] [Arqueologia] Escultura em pedra, representando um animal, de origem pré-romana, comum em Portugal, nas regiões de Trás-os-Montes e da Beira Alta, e em Espanha.

etimologiaOrigem etimológica:alteração de varrão.

Auxiliares de tradução

Traduzir "berrão" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Por que motivo algumas palavras fazem o diminutivo com S e outras com Z?
Entre os sufixos mais produtivos para a formação de diminutivos encontram-se -inho e -zinho. Desta forma, poderá, por exemplo, formar as palavras livrinho (livro + -inho) e livrozinho (livro + -zinho). Só poderá haver um -s- num diminutivo se a palavra primitiva já o contiver, pois não há, em português, um sufixo -sinho. Por exemplo, nas palavras adeusinho ou vasinho há um -s- porque as palavras são formadas de adeus ou vaso + -inho.