PT
BR
Pesquisar
Definições



aluda

A forma aludapode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de aludiraludir], [terceira pessoa singular do imperativo de aludiraludir], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de aludiraludir] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aludaaluda
( a·lu·da

a·lu·da

)


nome feminino

[Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Formiga de asas. = AGUDE, AGÚDIA, AGUDIÃO, AUDE, AÚDEM

etimologiaOrigem etimológica:ala + -uda, feminino de -udo.
aludiraludir
( a·lu·dir

a·lu·dir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Fazer alusão ou referência vaga a (ex.: aludiu a desentendimentos antigos). = MENCIONAR, REFERIR

etimologiaOrigem etimológica:latim alludo, -ere, brincar, jogar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "aluda" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.



Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.