PT
BR
Pesquisar
Definições



INÇA

Será que queria dizer INCA?

A forma INÇApode ser [segunda pessoa singular do imperativo de inçarinçar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de inçarinçar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inçarinçar
( in·çar

in·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Encher (de coisa miúda e molesta).

2. Contagiar.

3. Desenvolver em.


verbo intransitivo

4. Desenvolver-se, propagar-se (animais).



Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.