Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

legalmente

legalmentelegalmente | adv.
derivação de legallegal
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

le·gal·men·te le·gal·men·te


(legal + -mente)
advérbio

De modo legal.


le·gal le·gal


(latim legalis, -e, relativo às leis)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. De lei.

2. Conforme com a lei, ou por ela prescrito.

3. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Que está em ordem. = CERTO

4. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Que denota qualidades positivas (ex.: óculos legais; filme legal; garota legal, sugestão legal). [Equivalentes no português de Portugal: fixe, giro.] = BOM, BACANA, MANEIRO

interjeição

5. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Usa-se para exprimir satisfação ou concordância. (Equivalente no português de Portugal: fixe.)

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "legalmente" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

colassem, esse rótulo: romance realista — por não poderem legalmente adorná-las com esse outro mais cativante: romance negacionista — então decerto aquilo é consigo..

Em As minhas Aventuras na Tunolândia

destinados legalmente à saúde infantil..

Em APOIAR E DEFENDER O HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA E UM NOVO HOSPITAL PEDIATRICO PARA LISBOA!

...governo, qualquer que ele seja, sendo à administração da Fazenda da Casa Real que legalmente cabe intervir na negociação das bibliotecas encorporadas nos bens da Coroa..

Em Geopedrados

...enquanto se aguarda por uma avaliação psiquiátrica, necessária para determinar se Brathen pode ser legalmente responsabilizado pelos seus atos..

Em VISEU, terra de Viriato.

que, em determinadas situações, são mais elevados na arbitragem imposta legalmente do que na voluntária;;

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Escreve-se irei referir ou referirei ? Qual das formas é a mais correcta?
As duas expressões são correctas e equivalentes. A primeira (irei referir) corresponde a uma forma perifrástica, formada pelo futuro do verbo ir, aqui utilizado como auxiliar, seguido do verbo principal referir no infinitivo; paralelamente, é ainda usado no mesmo contexto a perifrástica com o verbo auxiliar ir no presente do indicativo, seguido de infinitivo (ex.: vou referir). A segunda expressão corresponde à forma do futuro simples do indicativo (referirei). A escolha entre estas duas maneiras de exprimir o tempo futuro depende do falante, mas o uso da perifrástica é usualmente preferido no discurso oral, enquanto o uso do futuro simples ocorre essencialmente no discurso escrito.
pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/legalmente [consultado em 27-10-2021]