PT
BR
Pesquisar
Definições



lei

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
leilei


nome feminino

1. Preceito ou regra estabelecida por direito.

2. Norma, obrigação.

3. Religião.

4. Relação constante entre fenómenos da Natureza, ou entre as fases de um mesmo fenómeno.

5. Quantidade de metal precioso que deve entrar em cada quilograma de metal preparado ou cunhado.


à lei de

À maneira de.

dar a lei

Impor-se.

de boa lei

Não falso.

de lei

O que tem os quilates determinados por lei (ex.: ouro de lei, prata de lei).

lei anonária

[Antigo] [Antigo] Na Antiguidade romana, a que regulava o preço dos mantimentos, para impedir a sua carestia.

lei antiga

A de Moisés.

Lei Áurea

[História] [História]  Lei de 13 de Maio de 1888 que aboliu a escravatura no Brasil.

lei da bala

Predomínio da violência armada (ex.: a lei da bala impera no bairro).

lei da rolha

Qualquer lei repressiva que tenha por fim tolher a manifestação livre do pensamento (ex.: a administração impôs a lei da rolha a todos os funcionários). = CENSURA

lei da selva

Predomínio do mais forte, da força bruta (ex.: sindicatos temem que as novas regras da livre concorrência instalem a lei da selva no comércio).

lei de Lynch

Processo originário dos Estados Unidos, que consistia em condenar o criminoso a uma execução sumária, geralmente cometida por uma multidão.

lei de meios

[Economia] [Economia]  A que aprova o orçamento de um estado. = LEI ORÇAMENTAL, LEI ORÇAMENTÁRIA

lei de Murphy

Máxima que estipula que se alguma coisa pode correr mal, ela irá correr mal.

lei de talião

O mesmo que pena de talião.

lei marcial

A que é imposta por forças militares em caso de emergência ou de perigo, quando as autoridades civis não conseguem manter a ordem e a segurança.

lei nova

O Evangelho.

lei orçamental

[Economia] [Economia]  A que aprova o orçamento de um estado; lei de meios.

lei orçamentária

[Brasil] [Brasil] [Economia] [Economia]  A que aprova o orçamento de um estado; lei de meios.

[Brasil] [Brasil] [Economia] [Economia]  Orçamento da União.

leis de excepção

As que em tempos de revolução privam os cidadãos dos direitos e garantias constitucionais.

lei seca

[História] [História]  Proibição de fabrico, transporte e comercialização de bebidas alcoólicas que vigorou nos Estados Unidos da América de 1920 a 1933. = PROIBICIONISMO

Proibição de comercialização de bebidas alcoólicas (ex.: metropolitano decreta lei seca, proibindo o consumo de álcool nas carruagens).

lei sumptuária

A que tende a coarctar o luxo e os gastos.

sem lei nem grei

O mesmo que sem lei nem rei.

sem lei nem rei

Sem governo; sem disciplina. = SEM REI NEM ROQUE

sem lei nem roque

O mesmo que sem lei nem rei.

etimologiaOrigem etimológica: latim lex, legis.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:código, consolidação, legislação.
leilei

Auxiliares de tradução

Traduzir "lei" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Gostaria de saber qual é a diferença entre haver e ter, quando estes verbos são utilizados como auxiliares: eu tinha dito/eu havia dito, ele tinha feito/ele havia feito. Também gostaria de saber se há diferença entre o português luso do português do Brasil.
Os verbos ter e haver são sinónimos como auxiliares de tempos compostos e são usados nos mesmos contextos sem qualquer diferença (ex.: eu tinha dito/eu havia dito); sendo que a única diferença é a frequência de uso, pois, tanto no português europeu como no português brasileiro, o verbo ter é mais usado.

Estes dois verbos têm também uso em locuções verbais que não correspondem a tempos compostos de verbos e aí há diferenças semânticas significativas. O verbo haver seguido da preposição de e de outro verbo no infinitivo permite formar locuções verbais que indicam valor futuro (ex.: havemos de ir a Barcelona; os corruptos hão-de ser castigados), enquanto o verbo ter seguido da preposição de e de outro verbo no infinitivo forma locuções que indicam uma obrigação (ex.: temos de ir a Barcelona; os corruptos têm de ser castigados).

Note-se uma diferença ortográfica entre as normas brasileira e portuguesa relativa ao verbo haver seguido da preposição de: no português europeu, as formas monossilábicas do verbo haver ligam-se por hífen à preposição de (hei-de, hás-de, há-de, hão-de) enquanto no português do Brasil tal não acontece (hei de, hás de, há de, hão de). Esta diferença é anulada com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que deixa de haver hífen neste contexto (isto é, em qualquer das variedades deverão ser usadas apenas as formas hei de, hás de, há de, hão de).

Para outras diferenças entre as normas europeia e brasileira, queira, por favor, consultar outra resposta sobre o mesmo assunto em variedades de português.