Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

legais

2ª pess. pl. pres. ind. de legarlegar
masc. e fem. pl. de legallegal
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

le·gar le·gar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Deixar (em legado).

2. Deixar por herança.

3. Transmitir.

4. [Diplomacia]   [Diplomacia]  Enviar como legado.


le·gal le·gal


(latim legalis, -e, relativo às leis)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. De lei.

2. Conforme com a lei, ou por ela prescrito.

3. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Que está em ordem. = CERTO

4. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Que denota qualidades positivas (ex.: óculos legais; filme legal; garota legal, sugestão legal). [Equivalentes no português de Portugal: fixe, giro.] = BOM, BACANA, MANEIRO

interjeição

5. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Usa-se para exprimir satisfação ou concordância. (Equivalente no português de Portugal: fixe.)

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "legais" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Consequências legais significativas ocorreram como resultado do acidente..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Isso ocorre porque as companhias aéreas, como operadoras legais de suas aeronaves, têm a responsabilidade codificada de garantir que suas tripulações conduzam cada...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

mickey mouse, Lembrancinhas minnie vermelha Lembrancinhas da minnie: 100 imagens e modelos super legais para sua festa!!

Em Luiz Martins

direita compreende que os mecanismos legais já não servem..

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

...se encontra custodiado na superintendência da Polícia Federal, em Natal, onde aguardará os trâmites legais do seu processo..

Em www.blogrsj.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Consultando um site estrangeiro sobre bandeiras e numa tradução apressada encontrei vixiologia como a palavra para o estudo das mesmas. Ora, aparentemente, não existe esta palavra em português. Assim solicito me indiquem qual a palavra correcta.
A palavra correcta para este estudo é vexilologia (a palavra está registada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras).



Pontapé: esta palavra é composta por justaposição ou por aglutinação?
A palavra pontapé é composta por justaposição.

De facto, é possível identificar neste vocábulo as palavras distintas que lhe deram origem – os substantivos ponta e – sem que nenhuma delas tenha sido afectada na sua integridade fonológica (em alguns casos pode haver uma adequação ortográfica para manter a integridade fonética das palavras simples, como em girassol, composto de gira + s + sol. Se não houvesse essa adequação, a palavra seria escrita com um s intervocálico (girasol) a que corresponderia o som /z/ e as duas palavras simples perderiam a sua integridade fonética e tratar-se-ia de um composto aglutinado). Daí a denominação de composto por justaposição, uma vez que as palavras apenas se encontram colocadas lado a lado, com ou sem hífen (ex.: guarda-chuva, passatempo, pontapé).

O mesmo não se passa com os compostos por aglutinação, como pernalta (de perna + alta), por exemplo, cujos elementos se unem de tal modo que um deles sofre alterações na sua estrutura fonética. No caso, o acento tónico de perna subordina-se ao de alta, com consequências, no português europeu, na qualidade vocálica do e, cuja pronúncia /é/ deixa de ser possível para passar à vogal central fechada (idêntica à pronúncia do e em se). Note-se ainda que as palavras compostas por aglutinação nunca se escrevem com hífen.

Sobre este assunto, poderá ainda consultar o cap. 24 da Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira MATEUS, Ana Maria BRITO, Inês DUARTE, Isabel Hub FARIA et al. (5.ª ed., Editorial Caminho, Lisboa, 2003), especialmente as pp. 979-980.

pub

Palavra do dia

er·ra·di·car er·ra·di·car

- ConjugarConjugar

(latim eradico, -are)
verbo transitivo

1. Arrancar pela raiz (ex.: vamos erradicar as plantas doentes). = DESARRAIGAR, EXTIRPAR

2. Fazer desaparecer (ex.: a vacinação erradicou a varíola; refere a necessidade de erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades). = AFASTAR, ELIMINAR, EXCLUIR, EXPULSAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/legais [consultado em 17-10-2021]