PT
BR
Pesquisar
Definições



áxis

A forma áxisé[nome masculino de dois números].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
áxis1áxis1
|ácsi| |ácsi|
( á·xis

á·xis

)


nome masculino de dois números

1. Linha imaginária que passa pelo centro de um corpo. = EIXO

2. [Anatomia] [Anatomia] Segunda vértebra cervical.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: AXE

etimologiaOrigem etimológica: latim axis, -is, eixo.
áxis2áxis2
|ácsi| |ácsi|
( á·xis

á·xis

)


nome masculino de dois números

1. [Zoologia] [Zoologia] Designação comum a vários mamíferos quadrúpedes artiodáctilos da família dos cervídeos, do género Axis, de pelagem acastanhada e hastes ósseas ramosas, encontrados em florestas asiáticas.

2. [Zoologia] [Zoologia] Mamífero quadrúpede artiodáctilo (Axis axis), da família dos cervídeos, de porte médio, pelagem acastanhada com pintas brancas, hastes longas e ramificadas presentes só nos machos, originário da Ásia. = CHITAL

etimologiaOrigem etimológica: latim axis, -is, espécie de boi selvagem da Índia.
áxisáxis

Auxiliares de tradução

Traduzir "áxis" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Deve-se escrever colete em seda vermelha ou colete em seda vermelho?
As duas possibilidades estão correctas; na primeira o adjectivo vermelho qualifica e concorda com o substantivo feminino seda, enquanto na segunda qualifica e concorda com o substantivo masculino colete.



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.