PT
BR
Pesquisar
Definições



zoeiras

A forma zoeirasé [feminino plural de zoeirazoeira].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zoeirazoeira
( zo·ei·ra

zo·ei·ra

)


nome feminino

1. Ruído confuso ou constante (ex.: saí do concerto com uma zoeira na cabeça). = ZOADA

2. Ruído semelhante ao que fazem alguns insectos (ex.: não se assuste se sentir uma zoeira nos ouvidos). = ZOADA, ZUMBIDO

3. [Portugal: Minho] [Portugal: Minho] Vento forte.

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Valentia, coragem.

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Confusão, conflito, escândalo ou gritaria (ex.: eles arrumavam muita zoeira na escola).

6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Comentário ou brincadeira trocista (ex.: o entrevistador foi alvo de zoeira).


nome de dois géneros

7. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Pessoa leviana ou aparvalhada.

etimologiaOrigem etimológica:zoar + -eira.

Auxiliares de tradução

Traduzir "zoeiras" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.



Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).