Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

alvo

alvoalvo | n. m. | adj. | adj. 2 g. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

al·vo al·vo


(latim albus, -a, -um, branco, sem brilho, pálido)
nome masculino

1. Brancura.

2. Ponto a que se mira.Ver imagem

3. Escopo, fito, fim.

4. Motivo principal.

5. Esclerótica.

adjectivo
adjetivo

6. Muito branco.

7. [Figurado]   [Figurado]  Puro, límpido.

adjectivo de dois géneros e de dois números
adjetivo de dois géneros e de dois números

8. Que se pretende atingir; a que se dirige algo (ex.: mercados alvo). [Como adjectivo, pode ser ligado por hífen ao nome que qualifica (ex.: grupo-alvo; público-alvo).]

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "alvo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Darwin Núñez, avançado uruguaio do Benfica, consta de uma lista restrita de potenciais reforços para o Milan, que estará a avaliar a possibilidade de contratar atacante em janeiro em virtude dos constantes problemas físicos de Zlatan Ibrahimovic, de 40 anos. Segundo a edição do jornal Tuttosport, os responsáveis milaneses…

Em Fora-de-jogo

As críticas negativas colocaram um alvo em suas costas??

Em confrariadearton.blogspot.com

...de 27 anos, que representa o Genk, é apontado pelo The Sun Football como alvo de mercado do Tottenham, orientado pelo português Nuno Espírito Santo, para render Harry Kane,...

Em Fora-de-jogo

Hoje o Brasil usa apenas o querosene JET-A1, combustível alvo de críticas do ministro do Turismo Gilson Machado Neto, que o

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Os mesmos que serão o alvo para os “ novos radares de controlo de velocidade

Em Nuno de Matos
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.
pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/alvo [consultado em 27-10-2021]