Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
conflitoconflito | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·fli·to con·fli·to
(latim conflictus, -us)
substantivo masculino

1. Altercação, desordem.

2. Pendência.

3. Choque.

4. Embate.

5. Luta; oposição; disputa.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Não aparece neste 'site' definição para a palavra sumativo, nem na secção dedicada às dúvidas linguísticas, podendo concluir-se que a palavra não existe em Português. Por que razão continuará a ser usada tanto em termos de ensino, nomeadamente na expressão "avaliação sumativa" (referindo-se a uma avaliação "de suma", que abrange a avaliação/aprendizagem feita ao longo do ano)?
Nenhum dicionário regista de modo exaustivo o léxico de uma língua e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) não é excepção. Apesar de não estar incluída na nomenclatura do DPLP, a palavra sumativo encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, sendo formada a partir do particípio do verbo latino summare 'somar' seguido do sufixo -ivo, bastante produtivo em português. Este adjectivo significa "que é relativo a soma ou suma" (ex.: o valor sumativo das penas) ou "que engloba ou resume dois ou mais elementos (ex.: avaliação sumativa, processo sumativo, teste sumativo).
É ainda de referir que nenhum dos dicionários acima referidos regista a forma somativo, apesar de esta ser a única forma registada pelo Dicionário Houaiss e pelo Dicionário Aurélio, exclusivamente para a acepção relativa a um tipo de avaliação. Segundo o Dicionário Houaiss, a forma somativo deriva de um radical somat-, deduzido a partir do particípio somado do verbo somar, a que se junta o sufixo -ivo; segundo o Dicionário Aurélio, deriva do verbo somar, a que se junta o sufixo -tivo.

pub

Palavra do dia

in·ven·ti·vo in·ven·ti·vo
(inventar + -ivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem o dom da invenção.

2. Que mostra criatividade ou imaginação. = ENGENHOSO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/conflito [consultado em 07-04-2020]