PT
BR
Pesquisar
Definições



Corrico

A forma Corricopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de corricarcorricar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
corricocorrico
( cor·ri·co

cor·ri·co

)


nome masculino

[Pesca] [Pesca] Modalidade de pesca para capturar peixes predadores, que consiste no lançamento de uma amostra que é puxada à tona da água para que o peixe seja atraído pelos seus movimentos e morda o isco artificial (ex.: pesca ao corrico). = CORRIPO

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de corricar.

corricarcorricar
( cor·ri·car

cor·ri·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Andar ligeiramente.

2. Correr a passo miúdo.

3. [Pesca] [Pesca] Pescar com corrico.

etimologiaOrigem etimológica:correr + -icar.

CorricoCorrico


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.