PT
BR
Pesquisar
Definições



incrementado

A forma incrementadopode ser [masculino singular particípio passado de incrementarincrementar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
incrementadoincrementado
( in·cre·men·ta·do

in·cre·men·ta·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se incrementou (ex.: trata-se de um acervo muito incrementado com documentação recente). = DESENVOLVIDO

2. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que tem qualidades positivas para ter sucesso ou animação (ex.: festa incrementada).

3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que tem aparência moderna ou inovadora (ex.: roupas incrementadas; visual incrementado).

etimologiaOrigem etimológica: particípio de incrementar.
incrementarincrementar
( in·cre·men·tar

in·cre·men·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Tornar maior ou mais desenvolvido. = AUMENTAR, DESENVOLVER, FOMENTAR

etimologiaOrigem etimológica: latim incremento, -are.
incrementadoincrementado

Auxiliares de tradução

Traduzir "incrementado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.