PT
BR
Pesquisar
Definições



Incorre

A forma Incorrepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de incorrerincorrer] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de incorrerincorrer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
incorrerincorrer
|ê| |ê|
( in·cor·rer

in·cor·rer

)
Conjugação:regular.
Particípio:abundante.


verbo transitivo

1. Ficar implicado, envolvido ou incluído em (ex.: o escritor incorreu na ira do ditador). = CAIR, INCIDIR

2. Ficar sujeito a (ex.: os réus incorrem em pena de detenção).

3. [Antigo] [Antigo] Atrair, chamar sobre si.

etimologiaOrigem etimológica:latim incurro, -rrere, correr para, correr contra, atacar, bater, chocar, incorrer, expor-se a, acontecer, coincidir.

IncorreIncorre

Auxiliares de tradução

Traduzir "Incorre" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.



O que é que "tôu" significa? Aqui está a referência em Português, de uma canção de Ed Motta, famoso cantador brasileiro: "Tôu com alguém que me tirou do normal".
O verbo estar é por vezes usado oralmente em contextos informais na sua forma aferética tar, com supressão da sílaba inicial es- (ex.: Eu [es]tou com fome; Ela [es] atrasada; Nós [es]tamos sem paciência; Eles [es]tão muito animados). A forma aferética da primeira pessoa do singular do presente do indicativo (tou) pode também ser transcrita informalmente como , dado ser uma grafia mais económica que reproduz o mesmo som.

A grafia tôu, que menciona na sua dúvida, resulta provavelmente da confusão das duas grafias anteriores e não deverá ser usada porque não respeita as regras de acentuação do português.

Sublinhe-se que em contextos não informais estas formas reduzidas deverão ser evitadas.