PT
BR
Pesquisar
Definições



renderização

A forma renderizaçãopode ser [derivação feminino singular de renderizarrenderizar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
renderizaçãorenderização
( ren·de·ri·za·ção

ren·de·ri·za·ção

)


nome feminino

1. Processamento ou criação digital de uma imagem com pormenor e definição (ex.: renderização de arquitectura; renderização de imagens; renderização do modelo; renderização tridimensional realista).

2. Obtenção do resultado de um processamento digital (ex.: renderização de áudio; renderização de vídeo; tempo de renderização).

etimologiaOrigem etimológica:renderizar + -ção.

renderizarrenderizar
( ren·de·ri·zar

ren·de·ri·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Obter o produto final de um processamento digital; fazer a renderização de algo (ex.: renderizar dados volumétricos; renderizar texturas; o software está a renderizar).

etimologiaOrigem etimológica:inglês [to] render, entregar, prestar, realizar, representar + -izar.

renderizaçãorenderização

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o adjectivo de pedra.
Poderá utilizar como adjectivo relativo a pedra ou com características de pedra a palavra pétreo ou, menos usadas, as palavras petroso ou sáxeo.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.