PT
BR
Pesquisar
Definições



menosprezarmos

A forma menosprezarmospode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de menosprezarmenosprezar] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de menosprezarmenosprezar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
menosprezarmenosprezar
( me·nos·pre·zar

me·nos·pre·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Não ter (alguém ou alguma coisa) no devido apreço.

2. Depreciar; desprezar.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: MENOSPREÇAR, MENOSPRECIAR
sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: APRECIAR, PREZAR

etimologiaOrigem etimológica: menos + prezar.
menosprezarmosmenosprezarmos

Auxiliares de tradução

Traduzir "menosprezarmos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.