PT
BR
Pesquisar
Definições



actuámos

Será que queria dizer actuamos?

A forma actuámosé [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de actuaratuaratuar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
actuaratuaratuar
|ât| |ât| |ât|
( ac·tu·ar a·tu·ar

a·tu·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Exercer acção.

2. [Figurado] [Figurado] Influir, exercer pressão.

etimologiaOrigem etimológica:latim actuare, do latim actus, -us, acto.
Confrontar: atoar, atuar.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: atuar.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: actuar.
grafiaGrafia no Brasil:atuar.
grafiaGrafia em Portugal:actuar.
actuámosactuámos

Auxiliares de tradução

Traduzir "actuámos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).



Está correto dizer próximo passado ou próximo futuro? Exemplo: no sábado próximo passado estivemos em Campinas ou no domingo próximo futuro teremos uma reunião.
As locuções adjectivais próximo passado (abreviatura: p.p.) e próximo futuro (abreviatura: p.f.) usam-se habitualmente após nomes designativos de datas, indicando, respectivamente, "imediatamente anterior" (ex.: no dia 9 de Janeiro p.p. realizou-se novo encontro de associados; a criança nasceu em Maio próximo passado) e "imediatamente a seguir" (ex.: espera-se que até 29 de Novembro p.f. a empresa consiga reparar os estragos; a convenção realizar-se-á em Agosto próximo futuro). Estas locuções podem ser simplificadas num único adjectivo. Assim, próximo passado pode ser substituído pelos adjectivos passado ou último (ex.: no dia 9 de Janeiro passado realizou-se novo encontro de associados; a criança nasceu em Maio último) e próximo futuro pode ser substituído pelos adjectivos futuro ou próximo (ex.: espera-se que até 29 de Novembro futuro a empresa consiga reparar os estragos; a convenção realizar-se-á em Agosto próximo).