Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

atua

1ª pess. sing. pres. conj. de atuiratuir
3ª pess. sing. imp. de atuiratuir
3ª pess. sing. pres. conj. de atuiratuir
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·tu·ir a·tu·ir

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

[Regionalismo]   [Regionalismo]  Obstruir, entupir.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...do Açu, e a prefeitura mais uma vez se juntou à iniciativa que tanto atua para o crescimento da economia de todos os municípios

Em www.blogrsj.com

O central grego, de 18 anos, já atua na equipa principal do PAOK..

Em Fora-de-jogo

O jovem grego, de apenas 18 anos, já atua na principal equipa do PAOK..

Em Fora-de-jogo

Formado como técnico agrícola, ele atua à frente do gerenciamento operacional do Viveiro Municipal Flora do Cerrado, referência no Estado..

Em Caderno B

...uma frente fria aliada a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica que atua no Paraguai..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Poderia me ajudar me dizendo o plural de quarta-feira?
Conforme pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam, o plural de quarta-feira é quartas-feiras.



No âmbito do meu trabalho surgiu-me uma dúvida na aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Agradecia que me ajudassem. Segundo as regras a palavra “Egipto” deveria manter-se como tal pois o “p” sempre se leu, correto? A minha dúvida é que há vários meios de comunicação a falar “Egito” mas depois mantêm palavras com “Egípcios”, etc. Outra possibilidade é que na palavra em questão seja aceite a dupla grafia, mas mesmo assim seria o mais correto mantermos o “Egipto”, não?
A alínea b) do ponto 1.º da Base IV do Acordo Ortográfico de 1990 refere explicitamente o topónimo Egipto como uma das palavras em que o p se elimina porque “o c, com valor de oclusiva velar, das sequências interiores cc (segundo c com valor de sibilante), e ct, e o p das sequências interiores pc (c com valor de sibilante), e pt” se eliminam “nos casos em que são invariavelmente mudos nas pronúncias cultas da língua: ação, acionar, afetivo, aflição, aflito, ato, coleção, coletivo, direção, diretor, exato, objeção; adoção, adotar, batizar, Egito, ótimo” (o destaque é nosso).

Assim sendo, Egipto deverá passar a ser grafado Egito, porque o Acordo Ortográfico considera que o p dessa palavra nunca se pronuncia, ainda que seja notória a oscilação entre a pronúncia e o emudecimento dessa letra entre os falantes do português europeu. Uma vez que o p de egípcio e das suas flexões (egípcios, egípcia, egípcias) é sempre pronunciado, nestes casos não há alteração de grafia, ainda que possa parecer que se institui uma contradição entre a grafia do nome do país (Egito) e a do seu gentílico (egípcio).

A "Nota Explicativa" (ponto 4.3 – Incongruências aparentes) relativa à Base IV tenta justificar a divergência ortográfica entre estas palavras, afirmando que “a aplicação do princípio, baseado no critério da pronúncia, de que as consoantes c e p em certas sequências consonânticas se suprimem, quando não articuladas, conduz a algumas incongruências aparentes [...] De facto, baseando-se a conservação ou supressão daquelas consoantes no critério da pronúncia, o que não faria sentido era mantê-las, em certos casos, por razões de parentesco lexical”.

pub

Palavra do dia

fran·ce·la |é|fran·ce·la |é|


(latim fiscella, -ae, forma para escorrer o queijo)
nome feminino

1. Prateleira ou conjunto de prateleiras onde se deixa o queijo a secar. = QUEIJEIRA

2. Mesa, nas queijarias tradicionais, com um sulco, por onde escorre o soro da coalhada, que cai para um recipiente. = BARRILEIRA, FRANCELHO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/atua [consultado em 07-10-2022]