PT
BR
Pesquisar
Definições



justiçado

A forma justiçadopode ser [masculino singular particípio passado de justiçarjustiçar], [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
justiçadojustiçado
( jus·ti·ça·do

jus·ti·ça·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se justiçou.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou aquele que foi supliciado.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de justiçar.

justiçarjustiçar
( jus·ti·çar

jus·ti·çar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Punir com grave castigo corporal ou com pena de morte (ex.: justiçar um condenado). = SUPLICIAR

2. [Antigo] [Antigo] Demandar em juízo.

3. [Antigo] [Antigo] Aplicar justiça de modo severo.INJUSTIÇAR

etimologiaOrigem etimológica:justiça + -ar.

justiçadojustiçado


Dúvidas linguísticas



O particípio passado de imprimir é imprimido?! Que aconteceu ao impresso?!
De facto, impresso também é particípio passado de imprimir, pois este é um verbo que admite mais de um particípio passado, empregando-se geralmente esta forma com os auxiliares ser ou estar e a forma imprimido com os auxiliares ter ou haver.

Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo [Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, p. 442], sugerem que o verbo imprimir só tem duplo particípio quando significa ‘estampar, gravar’, com o exemplo Este livro foi impresso em Portugal, e não quando significa ‘imprimir movimento’, com o exemplo Foi imprimida enorme velocidade ao carro).




Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.