PT
BR
Pesquisar
Definições



Ditongo

A forma Ditongopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de ditongarditongar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ditongoditongo
( di·ton·go

di·ton·go

)


nome masculino

1. [Fonética] [Fonética] Reunião de dois sons vocálicos numa só sílaba (ex.: ai, ão, ei, eu, iu, õe, oi, ui são exemplos de ditongos; ditongo nasal; ditongo oral).


ditongo crescente

[Fonética] [Fonética]  Aquele que é composto por uma semivogal seguida de uma vogal, como ia em ária ou ua em quatro.

ditongo decrescente

[Fonética] [Fonética]  Aquele que é composto por uma vogal seguida de uma semivogal, como ai em cai, au em caule, ei em reinado ou eu em pneu.

etimologiaOrigem etimológica:grego dífthoggos, -on, com dois sons.
ditongarditongar
( di·ton·gar

di·ton·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Converter em ditongo.

2. Formar ditongo de.

DitongoDitongo

Auxiliares de tradução

Traduzir "Ditongo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Consultando um site estrangeiro sobre bandeiras e numa tradução apressada encontrei vixiologia como a palavra para o estudo das mesmas. Ora, aparentemente, não existe esta palavra em português. Assim solicito me indiquem qual a palavra correcta.
A palavra correcta para este estudo é vexilologia (a palavra está registada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras).



Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.