Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
larlar | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

lar lar
(latim Lar, -is, protector da casa)
substantivo masculino

1. Local onde mora uma família. = CASA

2. Instituição que fornece serviços e assistência a um grupo específico de pessoas (ex.: lar de estudantes; lar de idosos).

3. Terra onde alguém nasce. = PÁTRIA

4. Solo da chaminé da cozinha.

5. Chão ou pedra em que se acende o lume.Ver imagem = LAREIRA

6. Superfície do forno onde se põe o pão a cozer.

7. Superfície inferior do pão.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "lar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Quando devo usar iniciais maiúsculas e quando devo usar iniciais minúsculas nas palavras "norte", "sul" e similares?
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, os pontos cardeais deverão ser maiusculados quando designam regiões, independentemente de serem usadas de modo absoluto ou de restringirem explicitamente a área de um topónimo (ex.: Norte de Portugal, Sul de Espanha, foram ao Norte e voltaram na terça-feira).

O Acordo Ortográfico de 1990 introduz uma ligeira diferença no que respeita à maiusculação dos pontos cardeais, que passam apenas a escrever-se com maiúscula inicial quando se usam de modo absoluto (isto é, quando não estão junto a um topónimo) para designar uma região. Assim, por exemplo, poderá escrever-se com maiúscula no Norte quando se quer dizer no norte de Portugal e no Oeste quando se quer dizer no oeste africano. A minúscula deve ser usada sempre que o ponto cardeal esteja adjunto ao nome de uma região (ex.: norte de Portugal, sul de Espanha, nordeste brasileiro, norte da Europa, oeste de África).

Sobre este assunto, poderá ver a comparação dos textos dos acordos de 1945 e 1990.

pub

Palavra do dia

in·ven·ti·vo in·ven·ti·vo
(inventar + -ivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem o dom da invenção.

2. Que mostra criatividade ou imaginação. = ENGENHOSO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/lar [consultado em 07-04-2020]