PT
BR
Pesquisar
Definições



DURE

A forma DUREpode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de durardurar], [terceira pessoa singular do imperativo de durardurar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de durardurar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
durardurar
( du·rar

du·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Ter a duração de (ex.: o filme dura duas horas). = DEMORAR

2. Não se gastar (ex.: a roupa barata não costuma durar).

3. Demorar-se, prolongar-se (ex.: a festa durou mais tempo do que o previsto; esta bateria dura pouco).

4. Permanecer, subsistir, conservar-se, existir (ex.: o telhado não durou muito).

etimologiaOrigem etimológica:latim duro, -are, tornar duro, solidificar, durar, subsistir, perseverar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "DURE" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.