PT
BR
Pesquisar
Definições



peite

A forma peitepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de peitarpeitar], [terceira pessoa singular do imperativo de peitarpeitar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de peitarpeitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
peitar1peitar1
( pei·tar

pei·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Enfrentar sem medo.

2. [Brasil: Nordeste] [Brasil: Nordeste] Dar um encontrão. = CHOCAR

etimologiaOrigem etimológica:peito + -ar.
peitar2peitar2
( pei·tar

pei·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Oferecer algo, geralmente dinheiro ou bens, para que se faça ou consiga uma coisa ilegal; comprar com peitas ou dádivas. = CORROMPER, SUBORNAR

2. [Antigo] [Antigo] Pagar peita.

3. [Regionalismo] [Regionalismo] Melindrar, magoar moralmente.

etimologiaOrigem etimológica:peita + -ar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.