Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

peita

peitapeita | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de peitarpeitar
2ª pess. sing. imp. de peitarpeitar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pei·ta pei·ta


(latim pactum, -i , acordo, pacto)
nome feminino

1. Dádiva para subornar. = SUBORNO

2. [Antigo]   [Antigo]  Tributo que pagavam os que não eram fidalgos. = PEITO


pei·tar pei·tar 2

- ConjugarConjugar

(peita + -ar)
verbo transitivo

1. Oferecer algo, geralmente dinheiro ou bens, para que se faça ou consiga uma coisa ilegal; comprar com peitas ou dádivas. = CORROMPER, SUBORNAR

2. [Antigo]   [Antigo]  Pagar peita.

3. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Melindrar, magoar moralmente.


pei·tar pei·tar 1

- ConjugarConjugar

(peito + -ar)
verbo transitivo

1. Enfrentar sem medo.

2. [Brasil: Nordeste]   [Brasil: Nordeste]  Dar um encontrão. = CHOCAR

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...da Força, general Paulo Sérgio Nogueira, e generais do Alto Comando acabam de ser ostensivamente peitados pelo três estrelas Eduardo Pazuello…

Em blog0news

...contra o poder CLÃ - DÁ O QUE TEM [Verso 1] Beija o beijo Peita o peito Perna aperta Braço abraça A pele impele O poro explora Brecha abre

Em musicportugal.pt

O recalcitrante Jesus, então, aceita sua missão divina e peita o demônio..

Em www.tonygoes.com.br

Orixá Mãe do Amor, Oxum é a mulher negra que peita os aborós, impondo as suas vontades sublinhando o valor das mulheres em todas as...

Em vetoresdainutilidade.com

por Fernando Brito, Tijolaço - Um desembargador federal que “ peita ” abertamente uma decisão do Supremo Tribunal Federal e um procurador que “retira o...

Em nogueirajr.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.




Encontramos por vezes escrito portofólio ou portofolio e portefólio ou portefolio. Confuso? Bastante. Mas, na verdade a professora de português da minha filha (no 5.ºano) sugere portofolio. Ora acontece que a mim não me soa nada bem... Podiam-me dar uma ajuda?
A questão colocada diz respeito a uma adaptação ao português de uma palavra estrangeira, portfolio, importada do inglês. Esta palavra pode ser usada na sua forma original (portfolio, sem acento), mas já há algumas propostas de aportuguesamento da sua ortografia.

Tanto o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências, como o Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores, propõem o aportuguesamento com a forma portefólio. O Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, regista também a forma portefólio, remetendo-a para portfólio, num aportuguesamento menos consensual (com um grupo consonântico -rtf- inexistente noutras palavras portuguesas).

Há ainda uma outra forma, porta-fólio, registada há mais tempo (por exemplo, no Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo, de 1913, ou no Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves, de 1966), mas porventura muito menos frequente para os sentidos mais usuais na actualidade, ligados a um conjunto de imagens ou ao suporte que reúne essas imagens. Dos dicionários referidos, o Houaiss regista esta forma, mas não com os sentidos mencionados e o da Porto Editora remete simplesmente para a forma portfólio, que considera preferencial.

Não surgem registadas em nenhuma obra de referência as formas portofolio ou portofólio, nem a sua formação faz qualquer sentido do ponto de vista etimológico.

Qualquer destas variantes é usada com os sentidos de "carteira para guardar documentos"; "dossiê com informação para apresentar um produto ou uma pessoa profissionalmente"; "carteira de títulos de um investidor".

pub

Palavra do dia

ra·vi·o·lo ra·vi·o·lo


(italiano raviolo)
nome masculino

1. [Culinária]   [Culinária]  Pequeno pastel, geralmente quadrado, de massa alimentícia com recheio finamente picado.


raviolos
nome masculino plural

2. [Culinária]   [Culinária]  Prato confeccionado com essa massa. = RAVIÓIS


SinónimoSinônimo Geral: RAVIÓLI

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/peita [consultado em 19-09-2021]