PT
BR
Pesquisar
Definições



faccioso

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
facciosofaccioso
|cs...ô| |cs...ô|
( fac·ci·o·so

fac·ci·o·so

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem é partidário de uma facção (ex.: opinião facciosa; o regime conteve os facciosos). = FACCIONÁRIO, PARCIAL, SECTÁRIO, TENDENCIOSO

2. Que ou quem é perturbador da ordem. = REVOLTOSO, SEDICIOSO

vistoPlural: facciosos |cs...ó|.
etimologiaOrigem etimológica:latim factiosus, -a, -um, que age, diligente, faccioso, nobre, poderoso.
iconPlural: facciosos |cs...ó|.

Auxiliares de tradução

Traduzir "faccioso" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como é a grafia correta das palavras horti-fruti e tutti-frutti?
A palavra hortifrúti é um regionalismo brasileiro e corresponde à redução do adjectivo hortifrutigranjeiro, ou seja, “que é relativo a produtos da horta, do pomar ou da granja”. Esta palavra está atestada no Dicionário Houaiss e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e deve ser acentuada graficamente no u, pois termina em i e, se não fosse acentuada, ler-se-ia *hortifrutí (o asterisco indica incorrecção).

Tutti frutti é uma locução italiana (não uma palavra hifenizada) que desempenha função substantiva (ex.: gelado de tutti frutti) ou adjectiva (ex.: sumo tutti frutti); significa literalmente “todos os frutos” e designa uma mistura de vários frutos ou de vários aromas de frutos.




Por que motivo algumas palavras fazem o diminutivo com S e outras com Z?
Entre os sufixos mais produtivos para a formação de diminutivos encontram-se -inho e -zinho. Desta forma, poderá, por exemplo, formar as palavras livrinho (livro + -inho) e livrozinho (livro + -zinho). Só poderá haver um -s- num diminutivo se a palavra primitiva já o contiver, pois não há, em português, um sufixo -sinho. Por exemplo, nas palavras adeusinho ou vasinho há um -s- porque as palavras são formadas de adeus ou vaso + -inho.