PT
BR
Pesquisar
Definições



esclerosado

A forma esclerosadopode ser [masculino singular de esclerosaresclerosar], [masculino singular particípio passado de esclerosaresclerosar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esclerosadoesclerosado
( es·cle·ro·sa·do

es·cle·ro·sa·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se esclerosou.

2. Que tem esclerose. = ESCLEROSO

3. [Informal] [Informal] Cujas capacidades intelectuais foram muito afectadas, em geral devido ao avanço da idade. = SENIL

etimologiaOrigem etimológica: particípio de esclerosar.
esclerosaresclerosar
( es·cle·ro·sar

es·cle·ro·sar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Provocar artificialmente a esclerose.


verbo pronominal

2. Adquirir esclerose.

etimologiaOrigem etimológica: esclerose + -ar.
esclerosado


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?
Como é referido no verbete você do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, este pronome e as suas flexões funcionam como forma de tratamento de 2.ª pessoa (equivalente a tu / vós), mas obrigam à concordância do verbo com a 3.ª pessoa (equivalente a ele / eles). Por essa razão, usa-se você irá, vocês irão e não *você irás, *vocês ireis (o asterisco indica agramaticalidade).



"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significadoqualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.