PT
BR
Pesquisar
Definições



enjôo

Será que queria dizer enjoo?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
enjooenjôoenjoo
|jô| |jô| |jô|
( en·jo·o

en·jô·o

en·jo·o

)


nome masculino

1. Mal-estar em que predomina a vontade de vomitar.

2. Náusea.

3. [Figurado] [Figurado] Tédio, repugnância; nojo.

4. [Marnotagem] [Marnotagem] Moléstia das salinas, causada pelo elevado grau de concentração de sal na água dos cristalizadores, que origina cristais de sal diferentes.

etimologiaOrigem etimológica: derivação regressiva de enjoar.
vistoPlural: enjôos |ô|.
iconPlural: enjoos |ô|.
grafiaGrafia no Brasil:enjôo.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:enjoo.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: enjôo.
grafiaGrafia em Portugal:enjoo.
enjôoenjôo

Auxiliares de tradução

Traduzir "enjôo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Está correcto escrever a expressão rés-vés desta forma?
A forma registada nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa, incluindo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é resvés e não rés-vés, pelo que deverá dar preferência à forma não hifenizada. A origem desta palavra é incerta, mas estará provavelmente relacionada com o adjectivo rés.



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).