PT
BR
Pesquisar
Definições



cárdio

A forma cárdiopode ser[adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números], [elemento de composição] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
-cárdio-cárdio


elemento de composição

Exprime a noção de coração (ex.: endocárdio; miocárdio).

etimologiaOrigem etimológica:grego kardía, -as, coração.

cárdiocárdio
( cár·di·o

cár·di·o

)


adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números

1. Que estimula temporariamente a frequência cardíaca (ex.: treino cárdio). = CARDIOVASCULAR


nome masculino

2. Exercício ou treino que estimula temporariamente a frequência cardíaca (ex.: sessão de cárdio).

etimologiaOrigem etimológica:redução de cardiovascular.

iconeConfrontar: cárdeo.
cárdiocárdio

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.



Descomentar: no FLiP existe a conjugação do verbo mas pelo que pesquisei na net e dicionários esta palavra não existe em Português. Penso que só é usada em termos informáticos e no Brasil. Qual será o seu significado?
O verbo descomentar não se encontra registado em nenhum dicionário de língua portuguesa à nossa disposição, mas uma pesquisa na Internet revela que é usado tanto em sites portugueses como em sites brasileiros. Nenhum dicionário consegue registar exaustivamente o léxico de uma língua, nomeadamente no que diz respeito a neologismos, dada a grande produtividade da língua, especialmente pela aposição de afixos a palavras já existentes. A palavra encontra-se bem formada, resultando da aposição do prefixo des- ao verbo comentar, e significa “retirar o carácter de comentário a” (ex.: o programador descomentou algumas linhas do código do programa).