PT
BR
Pesquisar
Definições



acácias

A forma acáciaspode ser [feminino plural de acáciaacácia] ou [feminino plural de acácioacácio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
acácioacácio
( a·cá·ci·o

a·cá·ci·o

)


nome masculino

Indivíduo ridículo pelas palavras convencionais e ocas de sentido, pela aparatosa gravidade de maneiras ou pelo carácter sentencioso. = ACACIANO

etimologiaOrigem etimológica:Acácio, antropónimo [personagem do romance O Primo Basílio, do escritor português Eça de Queirós (1845-1900)].
acáciaacácia
( a·cá·ci·a

a·cá·ci·a

)
Imagem

BotânicaBotânica

Designação dada a várias árvores mimosáceas da família das leguminosas, do género Acacia, encontrada em quase todas as regiões da Terra.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Designação dada a várias árvores mimosáceas da família das leguminosas, do género Acacia, encontrada em quase todas as regiões da Terra.Imagem

2. Madeira dessa árvore.

3. [Botânica] [Botânica] Robínia.

etimologiaOrigem etimológica:latim acacia, -ae, do grego akakía, -as, árvore mimosácea.
acáciasacácias

Auxiliares de tradução

Traduzir "acácias" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando usar ao menos e pelo menos?
As expressões ao menos e pelo menos têm o mesmo significado (indicam um limite mínimo), podendo por isso ser usadas nos mesmos contextos: Viaja ao menos / pelo menos três vezes por ano; Ao menos / Pelo menos desta vez não chegaram atrasados.



É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.