PT
BR
Pesquisar
Definições



ENGELHARA

Será que queria dizer engelhará?

A forma ENGELHARApode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de engelharengelhar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de engelharengelhar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
engelharengelhar
( en·ge·lhar

en·ge·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Fazer gelhas em (ex.: engelhou a túnica; para evitar que o vestido engelhasse, pendurou-o envolto em plástico; este tecido engelha-se com facilidade). = AMARROTAR, ENCARQUILHAR, ENRUGAR, PREGUEAR

2. Ganhar rugas. = ENCARQUILHAR, ENRUGAR

3. Fazer secar excessivamente ou tornar(-se) murcho. = MURCHAR

etimologiaOrigem etimológica: en- + gelha + -ar.
ENGELHARAENGELHARA

Auxiliares de tradução

Traduzir "ENGELHARA" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Está correcto escrever a expressão rés-vés desta forma?
A forma registada nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa, incluindo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é resvés e não rés-vés, pelo que deverá dar preferência à forma não hifenizada. A origem desta palavra é incerta, mas estará provavelmente relacionada com o adjectivo rés.



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).