PT
BR
Pesquisar
Definições



sobre-exploração

A forma sobre-exploraçãopode ser [derivação feminino singular de explorarexplorar], [feminino singular de exploraçãoexploração] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sobreexploraçãosobre-exploraçãosobreexploraçãosobre-exploração
( so·bre·ex·plo·ra·ção so·bre·-ex·plo·ra·ção

so·bre·ex·plo·ra·ção

so·bre·-ex·plo·ra·ção

)


nome feminino

Acto ou efeito de sobreexplorar. = SUPEREXPLORAÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:sobreexplorar + -ção.

visto
icon
Ver também resposta à dúvida: prefixos hiper-, micro- e sobre-.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: sobre-exploração.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: sobreexploração.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:sobre-exploração.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: sobreexploração.
explorarexplorar
|eis| ou |es| |eis| ou |es|
( ex·plo·rar

ex·plo·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tratar de descobrir, pesquisar, investigar, estudar (regiões, terrenos, etc.) no ponto de vista geográfico, científico, industrial, militar, etc.

2. Percorrer (estudando ou procurando).

3. Tirar proveito de.

4. Fazer produzir.

5. Fazer valer.

6. Cultivar.

7. Especular com.

8. Abusar de alguém, para viver à sua custa.

9. [Militar] [Militar] Ir à descoberta.

10. [Medicina] [Medicina] Examinar atentamente; sondar (feridas).

exploraçãoexploração
|eis| ou |es| |eis| ou |es|
( ex·plo·ra·ção

ex·plo·ra·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de explorar.

2. Investigação; estudo.

3. Tentativa de tirar proveito ou utilidade de alguma coisa (a boa ou má parte).

4. Empresa.

5. O que se explora.

6. Abuso da boa-fé, da situação precária, da ignorância (de alguém, para auferir interesses).

7. Especulação vergonhosa.

8. [Medicina] [Medicina] Observação; sondagem.

etimologiaOrigem etimológica:latim exploratio, -onis, espionagem, exame, observação.

sobre-exploraçãosobre-exploração


Dúvidas linguísticas



Colibri diz-se: Culibri? ou Colibri (com o som do -o- aberto)? Li que a sílaba acentuada é a última? Sendo aguda, que som tem a sílaba Co-? E porquê, ou seja qual é a regra para a pronunciação desta palavra?
Na questão colocada, está em causa a qualidade da vogal de uma sílaba átona, e não a sua acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: colibri).

A letra o pode corresponder ao som [o], como em avô ou dor, ao som [ɔ], como em avó ou corda, ou ao som [u], como em comida ou carro.

No português europeu, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o das palavras corda e cordão, o som [ɔ] (vogal mais baixa) da palavra corda (com acento tónico em cor) passa a pronunciar-se [u] (vogal mais alta) em cordão pois a sílaba tónica passou a ser a última cordão. Esta regra geral pode aplicar-se a colibri (como a sílaba tónica é bri, a sílaba co- pode pronunciar-se [ku]), mas no caso desta palavra, há informação lexical, isto é, relativa à própria palavra e não às regras mais gerais da língua, que faz com que, por motivos etimológicos ou outros, a maioria dos falantes pronuncie [kɔ]libri. Esta é então também a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora.




O uso da palavra empoderamento como tradução para empowerment é correto, ou trata-se de neologismo? A palavra apoderamento tem o sentido reflexivo do verbo apoderar-se, que não encontramos no verbo to empower e seu significado. Qual o melhor termo para traduzir a expressão do inglês, para a qual encontrei o sentido de investir de poder ou autoridade legal; suprir com uma habilidade, habilitar?
O substantivo apoderamento parece realmente distinto de empoderamento, já que é a acção de se apoderar, de tomar posse.

Pesquisas feitas em corpora e em motores de busca da Internet em língua portuguesa revelam que o uso de empoderamento, adaptação do inglês empowerment, é já bastante generalizado, razão que pode ter estado na origem da inclusão do termo no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências/Verbo, 2001), onde é definido como "obtenção, alargamento ou reforço de poder". Este neologismo, cuja formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa, refere-se maioritariamente ao aumento da força política, social ou económica de grupos alvo de discriminação (étnica, religiosa, sexual ou outra). Na esfera individual, refere-se ao desenvolvimento das capacidades de um indivíduo, à sua realização pessoal.

Quanto ao verbo inglês to empower (cuja adaptação dá origem ao verbo empoderar), para além dos sentidos de "autorizar" e de "proporcionar", ele também significa "promover a afirmação ou a influência", segundo o dicionário inglês Merriam-Webster Online. Novamente, pesquisas em corpora e em motores de busca atestam a utilização de diversas formas do verbo empoderar.