PT
BR
Pesquisar
Definições



criminalística

A forma criminalísticapode ser [feminino singular de criminalísticocriminalístico] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
criminalísticacriminalística
( cri·mi·na·lís·ti·ca

cri·mi·na·lís·ti·ca

)


nome feminino

1. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Disciplina do direito penal que tem por objectivo desvendar crimes e identificar criminosos.

2. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Conjunto de conhecimentos e técnicas essenciais para a descoberta de crimes e identificação de criminosos.

3. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Jurisprudência criminal.

etimologiaOrigem etimológica:feminino de criminalístico.

criminalísticocriminalístico
( cri·mi·na·lís·ti·co

cri·mi·na·lís·ti·co

)


adjectivoadjetivo

[Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Que é relativo a criminalismo, a criminalística ou a criminalista.

etimologiaOrigem etimológica:criminalista + -ico.

criminalísticacriminalística

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quero saber se a palavra sarro é oxítona ou paroxítona.
A palavra sarro é uma palavra grave ou paroxítona, pois tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (foneticamente a sílaba acentuada é ['sa]; na divisão silábica para translineação, a sílaba é sar-).



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.