PT
BR
Pesquisar
Definições



INDIGNA

A forma INDIGNApode ser [feminino singular de indignoindigno], [segunda pessoa singular do imperativo de indignarindignar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de indignarindignar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
indignoindigno
( in·dig·no

in·dig·no

)


adjectivoadjetivo

1. Não digno.

2. Não merecedor.

3. Impróprio.

4. Que pratica indignidades.

5. Desprezível.

6. Vil.

7. Indecoroso.


nome masculino

8. Pessoa indigna.

indignarindignar
( in·dig·nar

in·dig·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Causar ou sentir indignação. = AGASTAR, INDISPOR

2. [Por extensão] [Por extensão] Irar, revoltar, dedignar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim indignor, -ari, desprezar, zangar-se.

Auxiliares de tradução

Traduzir "INDIGNA" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).