Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

impróprio

impróprioimpróprio | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

im·pró·pri·o im·pró·pri·o


adjectivo
adjetivo

1. Não próprio.

2. Não adequado.

3. Não oportuno.

4. Inconveniente.

5. Inexacto.

6. Indecoroso.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "impróprio" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Grande vitória a do FC Porto sobre a equipa do Estoril. Uma equipa bem orientada, com excelentes individualidades e que comeram a relva procurando dificultar ao máximo a tentativa dos Portistas para vencer o jogo. Fantásticos Dragões, numa partida épica, bateram o Estoril 2-3 depois de terem estado a perder por 2-0. Mehdi…

Em Dragaoatento

Quando não tínhamos 18 anos falseávamos documentos para entrar em cinemas e lugares impróprios para menores..

Em VARAL de IDÉIAS

Uma variedade de problemas foi identificada, incluindo o uso impróprio do alfabeto fonético (por exemplo

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...O National Transportation Safety Board determinou que a causa foi o equilíbrio de peso impróprio e a falha da tripulação em remover as travas de segurança externas..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

barométrico e uso impróprio do radar meteorológico aerotransportado como uma facilidade adicional de navegação, todos os quais contribuíram...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



Gostaria de saber qual a forma ou formas correctas de expressar a seguinte ideia: Parece estares bem ou Pareces estar bem?
O verbo parecer usa-se como um auxiliar modal em construções que exprimem aparência, e nesse caso deve concordar com o sujeito, quer ele esteja expresso (Tu pareces estar bem) ou subentendido (Pareces estar bem). Isto acontece porque, quando há uma construção com um verbo auxiliar, é este que tem as marcas de tempo, modo ou pessoa. Se se pretendesse usar outro tempo verbal, por exemplo o Imperfeito do Indicativo (Parecias estar bem nesse dia), ou outra pessoa gramatical, por exemplo a terceira pessoa do plural ([eles] Parecem estar bem), essas marcas de tempo ou pessoa estariam no verbo que funciona como verbo auxiliar (parecer).
Há, no entanto, outra construção do verbo parecer, já não como auxiliar modal mas como verbo pleno, assumindo as marcas de tempo, modo e pessoa, que explica a construção Parece estares bem, semelhante à construção Parece que estás bem. Nestes dois exemplos, o sujeito do verbo parecer já não é a segunda pessoa do singular (tu), mas sim a oração integrante infinitiva (Estares bem parece) ou conjuncional (Que estás bem parece).
Em suma, as duas construções estão correctas, sendo que a construção Parece estares bem é menos usada e por vezes considerada de uso formal ou literário (por exemplo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores).

pub

Palavra do dia

ve·nec·to·mi·a ve·nec·to·mi·a


(latim vena, -ae, veia + -ectomia)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Ressecção ou remoção de uma veia ou de um segmento de veia. = FLEBECTOMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/impr%C3%B3prio [consultado em 25-01-2022]