PT
BR
Pesquisar
Definições



inadequado

A forma inadequadopode ser [masculino singular particípio passado de inadequarinadequar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inadequadoinadequado
( i·na·de·qua·do

i·na·de·qua·do

)


adjectivoadjetivo

Que é não é bom ou não é próprio para determinado efeito, lugar ou objectivo. = DESADEQUADO, IMPRÓPRIO, INCONVENIENTEAPROPRIADO, CONVENIENTE

etimologiaOrigem etimológica:in- + adequado.
inadequarinadequar
( i·na·de·quar

i·na·de·quar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tornar ou ficar impróprio ou inconveniente para determinado efeito, lugar ou objectivo (ex.: inadequar processos de trabalho; fomos mudando para os métodos não se inadequarem à realidade). = DESADEQUARADAPTAR, ADEQUAR, AJUSTAR

etimologiaOrigem etimológica:in- + adequar.
Ver também resposta à dúvida: adequar (I).

Auxiliares de tradução

Traduzir "inadequado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual o plural de refrão?
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra refrão forma os plurais irregulares refrães ou refrãos.




É correto dizer "sói acontece"? Ou seria "sói acontecer"?
O verbo soer, sinónimo de costumar ou ser frequente, é actualmente de uso raro na língua, conjugando-se principalmente nas terceiras pessoas do presente (sói, soem) e do pretérito imperfeito (soía, soíam) do indicativo.

Pesquisas em corpora e em motores de busca revelam uma frequência mais elevada deste verbo nos séculos XV e XVI, nomeadamente em obras de autores como Fernão Lopes, Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro, João de Barros ou Luís de Camões, ocorrendo em construções transitivas, sobretudo com orações infinitivas (ex.: que reis e duques soíam temer), e intransitivas (ex.: e ali folgou o rei mais do que soía; que os navios fossem e voltassem como soíam).

Presentemente, o emprego do verbo soer é essencialmente erudito, recaindo maioritariamente em construções com orações infinitivas como complemento directo (ex.: um filme alternativo, como sói dizer-se; a figura do professor, que soía ser uma referência, tem vindo a esbater-se) ou como sujeito (ex.: soía fazer frio no Inverno, mas agora nem as aves migram).