Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

indignar

indignarindignar | v. tr. e pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·dig·nar in·dig·nar

- ConjugarConjugar

(latim indignor, -ari, desprezar, zangar-se)
verbo transitivo e pronominal

1. Causar ou sentir indignação. = AGASTAR, INDISPOR

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Irar, revoltar, dedignar-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "indignar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

"Hoje, há um farol no Mar Negro, uma farol de esperança, um farol de possibilidades, um farol de alívio, num mundo que precisa dele mais do que nunca. Quero agradecer a todos os envolvidos, o Presidente Erdogan e o Governo da Turquia. A sua persistência foram essenciais em cada passo deste processo. Muito, muito obrigado…

Em Meia-Noite Todo o Dia

A Comissão Europeia implementou uma série de sanções cegas à Rússia como forma de punir esta pela invasão da Ucrânia (invasão que sempre condenei, repudiei e continuarei a condenar, repudiar). Todos aqueles que criticaram e foram contra as referidas sanções (entre eles o PCP), referindo que as mesmas iriam prejudicar mais…

Em Meia-Noite Todo o Dia

"(...) a frase mais famosa da Guerra da Ucrânia." Se isto não é aproveitamento da guerra, da tragédia e do sofrimento alheio, eu não sei o que é e desisto de tentar entender. E depois há ainda a hipocrisia e o cinismo daqueles 15%. Esta "ideia" deveria envergonhar quem a teve e a D. Quixote por aderir a ela.

Em Meia-Noite Todo o Dia

Uma consequência previsível da privatização. A verdade é que as escolas deveriam reclamar para si, novamente, a gestão das cantinas escolares: em primeiro lugar, a comida seria de muito melhor qualidade; em segundo, o preço por refeição também baixaria, pois não se procura o lucro a todo o custo.

Em Meia-Noite Todo o Dia

presidente do Sporting, em declarações que estão a indignar a 'nação portista', que sai em defesa do presidente azul e branco..

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




Gostaria de esclarecer uma dúvida: claridade é substantivo abstracto ou concreto?
Na acepção de “luz natural”, a palavra claridade é um substantivo concreto; nas restantes acepções é um substantivo abstracto.
pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/indignar [consultado em 10-08-2022]