PT
BR
    Definições



    joão-de-cabeça-cinza

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    joão-de-cabeça-cinzajoão-de-cabeça-cinza
    ( jo·ão·-de·-ca·be·ça·-cin·za

    jo·ão·-de·-ca·be·ça·-cin·za

    )


    nome masculino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Cranioleuca semicinerea) da família dos furnariídeos. = RABO-ESPINHOSO-DE-CABEÇA-CINZENTA

    etimologiaOrigem: João, antropónimo + de + cabeça + cinza.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de joão-de-cabeça-cinzaSignificado de joão-de-cabeça-cinza

    Esta palavra no dicionário



    Dúvidas linguísticas


    Como se escreve? Eu não consigo deitar-me cedo. Eu não consigo me deitar cedo. Não consigo perceber se o não está associado ao primeiro ou segundo verbo, pois nos verbos reflexos na negativa os pronomes vêm antes do verbo.


    Estou fazendo um estudo da língua portuguesa e identifiquei que há uma divergência entre o dícionário on-line e a minigramática de Jésus Barbosa de Souza e Samira Youssef Campelli. Segundo o livro, o verbo prazer é conjugado somente nas terceiras pessoas do singular e do plural. Como vou prestar o exame da fuvest, gostaria que me respondessem.